Infraestrutura Predial para Cabeamento Estruturado

Apresentação

Embora o cabeamento estruturado seja uma técnica madura, com quase três décadas de existência e larga utilização em todos os tipos de ambientes (comerciais, residenciais, industriais, etc.), ainda nos deparamos com problemas estruturais nas edificações que impedem ou dificultam a correta implementação dos espaços técnicos (espaços de telecomunicações e redes) e a distribuição de cabos ao longo dessas edificações.

Sob meu ponto de vista, os principais motivos para isso são a falta de integração entre construtores e projetistas de sistemas de cabeamento estruturado e um conceito mal-entendido de que áreas deixadas nos edifícios para os espaços de telecomunicações e redes, bem como para a distribuição de cabos, são áreas perdidas, subtraídas da área útil do edifício e, portanto, que não geram ganhos em sua comercialização.

Esse cenário vem melhorando nos últimos anos, mas ainda precisa melhorar muito para ficar bom. Até mesmo os edifícios corporativos mais modernos são carentes de infraestrutura adequada para o cabeamento estruturado; isso ainda acontece na maioria dos projetos.

Muita ênfase é dada a aspectos da construção que atende a requisitos de edifícios sustentáveis, uso de materiais nobres, arquitetura moderna, elevadores inteligentes, entre outros aspectos que, embora importantes, não são os únicos, mas que ajudam a vender os empreendimentos. Como em praticamente todas as áreas de infraestrutura onde elas não aparecem, acabam sendo esquecidas..

De qualquer forma, esse é o cenário mais comum encontrado pelo projetista de cabeamento estruturado no que diz respeito aos caminhos e espaços em edifícios. Pelo menos em edifícios novos e modernos sempre haverá alguma forma de conseguir os espaços necessários (ou capazes de atender ao mínimo necessário) para a implementação das salas de equipamentos e salas de telecomunicações. Nesses edifícios normalmente há caminhos entre a infraestrutura de entrada (onde são entregues os serviços públicos de telecomunicações) e os pavimentos nos quais haverá distribuidores do cabeamento estruturado. Nem sempre eles atenderão a todas as necessidades de todos os clientes ou usuários do edifício, problema mais comum em edifícios comerciais típicos. Edifícios corporativos são projetados para evitar esses problemas; aspectos como esses são abordados neste livro.

Além das situações mencionadas anteriormente, há também os casos de instalações em edifícios antigos que foram projetados e construídos para outras necessidades de espaços e caminhos para a distribuição de serviços de telecomunicações. Há ainda, casos nos quais o cabeamento estruturado precisa ser instalado em edifícios tombados pelo patrimônio histórico nacional. Esses edifícios têm muitas restrições quanto a alterações estéticas e, portanto, precisam de uma abordagem de projeto diferente. Em casos como esses, espaços alternativos, previstos em normas técnicas, ajudam a resolver o problema.

A eficiência energética dos data centers também tem sido o foco de muitas discussões, bem como adoção de melhores práticas de projeto e instalação. Normas têm sido desenvolvidas para oferecer diretrizes sólidas e unificadas para que a eficiência energética seja obtida. Por outro lado, iniciativas para o desenvolvimento de energia sustentável em âmbito global têm exercido certa pressão para a redução do consumo de energia elétrica de forma geral. Nesse momento, o projetista da infraestrutura do data center encontra mais um desafio, que é projetar um site com altos requisitos de disponibilidade e redundância e, portanto, com requisitos de maior consumo de energia elétrica e, ainda mais eficiente do ponto de vista de eficiência energética.

Enfim, caberá ao projetista encontrar uma forma viável para adaptar o projeto do cabeamento ao ambiente no qual será instalado e este livro se apresenta como uma ferramenta útil e de aplicação prática para isso. Trata-se de uma referência não somente para o projetista do cabeamento estruturado, mas para engenheiros e arquitetos envolvidos no projeto da infraestrutura física de edifícios comerciais e corporativos.

Organizei o livro em seis capítulos e quatro anexos que cobrem desde um apanhado geral e breve sobre as normas técnicas aplicáveis, dicas úteis quanto aos problemas mais comuns no dimensionamento de espaços, tipos de caminhos utilizados para a distribuição de cabos, dimensionamento de espaços, métodos de proteção contra incêndio, técnicas de aterramento, considerações sobre interferência eletromagnética entre cabos de distribuição elétrica e cabos de telecomunicações, entre outros temas relacionados ao projeto de caminhos e espaços para cabeamento estruturado em edifícios. O livro é amplamente ilustrado com desenhos, esquemas e fotografias em alta resolução de componentes da infraestrutura e instalações reais para ajudar o leitor a acompanhar o texto, cuja abordagem é clara e simples.

Além de apresentar e discutir requisitos e recomendações de normas técnicas pertinentes, apresento aqui opiniões e recomendações minhas com base em experiência profissional de mais de vinte e cinco anos em cabeamento estruturado tendo atuado em instalação, projeto, treinamento, desenvolvimento de normas técnicas e gerenciamento de projetos tanto no Brasil, quanto em vários outros países. Portanto, espero ter conseguido reunir em uma única e breve obra, aspectos críticos sobre a infraestrutura predial para cabeamento estruturado que sejam úteis a você, profissional do setor.

A abordagem apresentada neste livro também leva em consideração as necessidades de estudantes de cursos técnicos e superiores das áreas de edificações, eletricidade, tecnologia da informação e redes, engenharia civil, engenharia elétrica e arquitetura. Para aqueles que buscam especialização em infraestrutura de TI, encontrarão aqui a complementação de temas estudados em seus cursos. Para ajudar professores e alunos a organizar um plano de estudos, ao final de cada capítulo há exercícios propostos relacionados aos temas abordados em cada um deles. Enfim, espero que este livro o acompanhe tanto na escola quanto no trabalho e o ajude a prosperar em suas atividades, colaborando para o seu sucesso e desenvolvimento profissional.

O autor