Cabeamento Estruturado: Projeto e Instalação

Data Centers - Engenharia: Infraestrutura Física

Sobre o Autor

Paulo Marin, notório especialista em infraestrutura de telecomunicações e TI e premiado com o "2014 Harry J. Pfister Award for Excelence in the Telecommunications Industry", concedido pela "University of South Florida - College of Engineering - USA", por suas contribuições e serviço à indústria de ICT (Information and Communications Technology) ao longo de décadas, dedica-se à consultoria, desenvolvimento e gerenciamento de projetos e treinamento técnico nas áreas de telecomunicações, TI e ambientes de missão crítica em âmbito nacional e internacional.

Entre seus trabalhos estão a análise e o desenvolvimento de especificações técnicas, assessment de data centers, auditoria de infraestrutura de TI baseada em normas e emissão de laudos técnicos, entre outros serviços especializados. Trabalha como consultor internacional e tem desenvolvido vários trabalhos para empresas de diversos setores com sedes em vários países.

É graduado em engenharia elétrica pela FESP (Faculdade de Engenharia São Paulo), possui um título de especialista em telecomunicações (filtros ótimos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre em engenharia elétrica, em propagação de sinais em cabos de pares balanceados sem blindagem em sistemas de cabeamento estruturado, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, bem como é doutor em engenharia elétrica, em interferência entre sinais analógicos e digitais em sistemas de cabeamento estruturado, também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursou especialização em nível de pós-graduação em desenvolvimento de energia sustentável na University of Calgary, AB - Canadá e desenvolve estudos nessa área com aplicação em infraestrutura de TI.

É especialista em gerenciamento de camada física de redes. Tem vasta experiência em implantação e gerenciamento das soluções de gerenciamento de camada física, tendo coordenado e implantado esses sistemas em importantes instituições na Argentina e no Brasil.

É membro do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) nos Estados Unidos e tem participado como palestrante em conferências e simpósios a respeito de interferência eletromagnética (EMI/EMC) em âmbito global. Como membro da BICSI desde 1998, Marin ocupou os cargos de secretário de distrito da BICSI Brasil (1999), presidente de distrito da BICSI Brasil (2000), foi membro do comitê diretivo da BICSI Brasil (2001 - 2002) e diretor regional da BICSI Brasil (2003). Atualmente participa ativamente dos comitês técnicos para as revisões da literatura técnica da BICSI nos Estados Unidos e é membro do comitê TI&M (Telecommunications Information & Methods), responsável pela revisão e produção de vários capítulos de várias publicações técnicas as BICSI. É membro do comitê ANSI/BICSI-002, responsável pelo desenvolvimento da norma americana de infraestrutura para data centers e práticas recomendadas, e coordenador do subcomitê ANSI/BICSI-005, responsável pelo desenvolvimento da norma de ESS (Electronic Safety and Security), nos Estados Unidos.

Possui vários artigos técnicos publicados em revistas de diversos países a respeito de cabeamento, transmissão de sinais, eficiência energética, data centers, entre outros e é autor de vários livros técnicos. É colunista da Revista RTI e possui uma seção mensal de perguntas e respostas sobre cabeamento estruturado, transmissão de sinais, interferência eletromagnética e infraestrutura de missão crítica.

O Dr. Marin coordena a comissão de estudo ABNT/COBEI (CE 03:046.05), responsável pelo desenvolvimento da norma brasileira de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers (ABNT NBR 14565), da norma brasileira de cabeamento estruturado residencial (ABNT NBR 16264) e do projeto de norma de caminhos e espaços para cabeamento estruturado em edifícios.

Dr. Paulo Sérgio Marin, Engº.