Infraestrutura Predial para Cabeamento Estruturado

Prefácio

A infraestrutura predial para cabeamento estruturado é tão importante quanto a instalação do cabeamento em si. Não levar em consideração uma infraestrutura adequada para suportar o novo cabeamento estruturado, poderá comprometer seu desempenho. Notoriamente, a falta de literatura de qualidade sobre o tema infraestrutura predial para cabeamento estruturado no Brasil é um dos fatores que contribuem para a concepção e execução de projetos que muitas vezes deixam a desejar.

Como se não bastasse, não dar importância à infraestrutura predial para o cabeamento, tanto em edificações comerciais quanto residenciais, por parte dos construtores, ainda é uma tônica forte no mercado imobiliário brasileiro. É comum uma construção não ter projeto ou este ser feito durante a execução da obra. Vale ressaltar que quanto mais atual for a categoria de desempenho do cabeamento estruturado mais exigente será a infraestrutura para suportá-lo. Raios de curvatura, volumes de cabo por área, considerando o peso dos cabos de cima sobre os que estão por baixo no leito, são apenas algumas das considerações que devem ser levadas em conta, quando o projeto da infraestrutura do cabeamento é feito.

Uma infraestrutura adequada para cabeamento estruturado permitirá que o cabeamento venha a ter o desempenho previsto em norma, de acordo com sua categoria. Por outro lado, se a infraestrutura está inadequada, o desempenho do cabeamento será comprometido. Nessa condição podemos afirmar que pelo menos a velocidade de tráfego da rede ficará aquém do esperado. Foi pensando na importância do tema aqui abordado, a infraestrutura predial para cabeamento estruturado, e na quase inexistência de literatura de qualidade sobre o mesmo é que o Professor Doutor Paulo Marin nos traz mais essa obra prima destinada aos profissionais das áreas correlatas ao tema. Com grande conhecimento acadêmico, passando pela formação em engenharia elétrica, mestrado e doutorado em propagação de sinais e interferência eletromagnética, respectivamente, e ainda pós-graduações em data centers e energia, Marin possui também vasta experiência prática no tema. Sua expertise vem da sua atuação como consultor de renomados fabricantes de cabeamento estruturado. Além disso, foi responsável também pelo projeto e fiscalização de várias obras na área, no Brasil e no exterior.

A vivência do autor no conteúdo deste livro o credencia a escrever mais esse compêndio técnico de qualidade. Cabe ressaltar que escrever é um anseio que muitos tem, mas que poucos podem fazê-lo com maestria. Essa é mais uma atitude louvável do autor: compartilhar com o leitor seu conhecimento acumulado ao longo dos anos, através de intenso contato com teoria e prática. Pelo fato de atuar no mercado de cabeamento estruturado há mais de duas décadas, de conhecer o trabalho do Prof. Paulo Marin há mais de 15 anos, bem como depois de tornar-me com orgulho seu amigo, eu posso afirmar com segurança que esse será mais um livro de sucesso, que irá enriquecer a biblioteca de seus leitores. Prezado leitor, desejo que você usufrua da riqueza técnica deste livro e o indique a demais profissionais que, como você, estão envolvidos com infraestrutura predial para cabeamento estruturado. Boa leitura!

Lísias Siqueira Pires – CEO da Krista Tecnologia